CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
POLO DE SORRISO — 17 DE FEVEREIRO DE
2018
Universidade Aberta do Brasil
Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto de Computação
Curso de Especialização em
Informática na Educação - 3º Edição
MODULO: SOFTWARES EDUCACIONAIS
Tutor: RONNY HUDSON FARIA DE ALMEIDA
Professor: ELMO BATISTA DE FARIA
LUCIANA CORREA LIMA FARIAS BORGES
Cursista: SIMONNI CRISTINA SERRAGLIO
UNIÃO
DO SUL - MT
2018
ATIVIDADE 2
1. Na
atividade 2, pode ser realizada busca na
Internet sobre, pelo menos dois softwares livres para uso na sala de aula e que
seja possível classificá-lo em um dos grupos propostos, relate a sua
experiência sobre os programas que utiliza em sala.
Dentre
as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem
tem-se o computador como um grande aliado. O computador, representando as
diversas ferramentas da informática e os softwares educativos
usados na educação, torna-se cada vez mais um amplificador de potencialidades
na capacitação e aperfeiçoamento de alunos, professores e das próprias
instituições de ensino.
Os
softwares podem ser considerados programas educacionais a partir do momento em
sejam projetados por meio de uma metodologia que os contextualizem no processo
ensino-aprendizagem. Desse modo, mesmo um software detalhadamente pensado para
mediar a aprendizagem pode deixar a desejar se a metodologia do professor não
for adequada ou adaptada a situações específicas de aprendizagem. Assim podemos
destacar alguns grupos;
Instrução
programadas- são os programas que levam o aluno a
repetir e a repetir as operações e ou comandos do exercício. Essa forma de se
utilizar o computador na educação, pode ser feita em qualquer nível de ensino.
Ao final de cada etapa o aluno é avaliado. Exemplo: letras – Jogo para treinamento de digitação. Usado para desenvolver a
habilidade com o teclado e aprender a localização de cada letra. http://www.superdownloads.com.br/jogos-online/letras.html.
Jogos também tem seu valor pedagógico
quando falamos de educação, nesse caso o ideal é que se faça uma reflexão a
cada erro para que vencer não seja o único e exclusivo objetivo. O jogo
pedagógico pode ser utilizado em qualquer área e nível de ensino, porem o
professor é responsável por escolher o melhor jogo, condizente ao objetivo a
ser alcançado. Exemplo; Jogo de memória, muito
aceito pelas crianças, seu nível de entretenimento faz com que os alunos
aprendam brincando. https://rachacuca.com.br/passatempos/jogo-da-memoria/
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
BORGES. Luciana Correa Lima Faria. FARIA. Elmo Batista /Especialização em
Informática na Educação/ Modalidade a Distancia / SOFTWARES EDCACIONAIS/ Cuiabá / 2014
Nunes. Eunice pereira dos Santos. Ribas. Joao Paulo Ignácio F. Faria.
Elmo Batista /Especialização em Informática na Educação/ Modalidade a Distancia
/ FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS APLICADAS A
EDUCAÇÃO/ Cuiabá / 2014.
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