CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
POLO DE SORRISO — 21 DE FEVEREIRO DE
2018
Universidade Aberta do Brasil
Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto de Computação
Curso de Especialização em
Informática na Educação - 3º Edição
MODULO: SOFTWARES EDUCACIONAIS
Tutor: RONNY HUDSON FARIA DE ALMEIDA
Professor: ELMO BATISTA DE FARIA
LUCIANA CORREA LIMA FARIAS BORGES
Cursista: SIMONNI CRISTINA SERRAGLIO
UNIÃO
DO SUL - MT
2018
3. Na atividade 4, monte um plano de aula
seguindo o modelo de sua escola e inclua os softwares que achar mais
interessante. Os alunos devem utilizar o computador como ferramenta de
aprendizagem, o plano deve compreender o uso de pelo menos 4 tipos de
ferramentas deste grupo.
PROJETO “CARACTERÍSTICAS REGIONAIS
BRASILEIRA”,
INTRODUÇÃO
O
século XXI comporta muitas transformações sociais, dentre elas, destaca-se o
computador como ferramenta tecnológica capaz de receber, armazenar e processar
dados, de modo organizado e previamente programado para depois devolvê-los como
resposta para uma tarefa específica. Apontado por admiradores e críticos como
um dos principais objetos de facilitação, modernização e comunicação, os computadores
estão entre os responsáveis por colocar a tecnologia em um lugar de destaque no
meio acadêmico, doméstico, laboral e também escolar. Porém alguns pontos devem
ser lavados em consideração ao elaborar e implantar um projeto de informática
na escola. O software é gratuito e está empregado em muitas escolas de nível
fundamental e médio como auxílio ao processo de ensino e aprendizagem.
Assim o
planejamento é quem dará suporte eficaz à utilização desta metodologia de
ensino. A
ideia de se trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do
princípio de que as ações e interações do aluno com o objeto de pesquisa, podem
levá-lo a experimentar e, consequentemente, aprender. Dessa forma, o projeto
pretende, a partir da metodologia de pesquisa, que os alunos possam construir
suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa. O projeto de
pesquisa está dividido em algumas aulas. o tempo disponível será para o projeto
em seu planejamento.
O projeto “ Características regionais Brasileira”, será realizado com alunos do 6º ano do ensino
fundamental, na Escola Municipal Matilde Altenhofem, nos períodos matutino e
vespertino, tendo como tempo previsto para realizar o projeto um bimestre de
aula. A sala será dividida em quatro grupos. Para a execução do projeto serão
usados sites de busca da internet para a pesquisa. Além disso, software de
apresentação, planilhas eletrônicas software de edição de texto, todos deverão ser usado para facilitar a organização
e a exposição da pesquisa, que será feita após a conclusão do projeto.
Assim a Informática Educativa pode ser vista como um domínio
da ciência que em seu próprio conceito traz embutida a ideia de interdisciplinaridade e de intercâmbio
crítico entre saberes e ideias desenvolvidas por diferentes teóricos. Por ser
uma concepção que ainda está em fase de desenvolver seus argumentos, quanto
mais nos valermos de teorias fundamentadas em visões do homem e de mundos
coerentes, melhor será para observarmos e analisarmos diferentes fatos, eventos
e fenômenos, com o objetivo de estabelecer relações entre eles.
OBJETIVO GERAL
- Levar o conhecimento da geografia Brasileira como base do ensino e aprendizagem para os alunos, proporcionando às crianças o acesso aos
meios lúdicos e tecnológicos de aprendizagem usando
alguns softwares de trabalho e/ou pesquisa como apoio.
OBJETIVO ESPECIFICOS
- Possibilitar o acesso dos alunos às novas tecnologias da informação
como forma de inclusão social;
·
Usar
atividades diversas que poderão ser feitas pelas turmas.
·
Dispor de
equipamentos lúdicos necessários para viabilizar a prática pedagógica.
- Pesquisar com auxilio da
internet a geografia nacional.
- Socializar com apresentações
o aprendizado obtido.
SOFTWARES
NECESSÁRIOS
·
Softwares de Apresentação - Microsoft
PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e
exibição de apresentações gráficas, cujo objetivo é informar sobre um
determinado tema, podendo usar: imagens, sons, textos e vídeos que podem ser animados de diferentes maneiras.
·
Softwares de edição de texto – Microsoft Word, software utilizado
para edição e produção de textos produzido pela Microsoft.
Faz parte do conjunto de aplicativos e atualmente utilizado como extensão padrão
dos arquivos de texto.
·
Softwares de planilha eletronica – Microsoft Office Excel é
um editor de planilhas Seus recursos incluem uma interface intuitiva e
capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que, juntamente
com marketing agressivo, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de
computador até hoje.
·
Google maps
– um site para permitir que seus visitantes encontrem mais
facilmente sua localização, bem como inúmeras características do país, estado ou
município pesquisado.
·
Sun times- Sun Times é um programa completo e útil que trata
de um assunto que chama a atenção de muita gente: Geografia, O programa ainda
fornece várias informações relevantes sobre cada país do mundo, como, por
exemplo, uma pesquisa de regiões, visualizando o país, continente a que
pertence, população (com valores recentes obtidos em 2007), área em km²,
densidade demografia etc. Em toda a região do mapa, você pode selecionar com o
mouse uma região específica para descobrir os valores de latitude e longitude.
·
Weather Lord Deluxe
- Weather
Lord Deluxe é um game no estilo gerenciado de tempo no qual você deve assumir o
papel de mãe natureza e controlar o clima de um lugar paradisíaco. O objetivo é
plantar vários tipos de alimentos diferentes e adequar a quantidade de sol e de
chuva que cada um desses terrenos produtivos vai receber. Ao todo, são 40 fases
nas quais os tipos de sementes plantadas vão variando, fazendo com que as
condições climáticas também tenham que ser personalizadas. Faça cair
tempestades torrenciais, construa usinas de energia solar para poder cuidar dos
terrenos cultivados.
- · Internet que ajudará na pesquisa e na conclusão do projeto.
DESENVOLVIMENTO
A
tecnologia, apoiada por uma programação, próxima do paradigma da programação
por objetos, abre neste caso horizontes para o enriquecimento dos ambientes de
aprendizagem, na medida em que torna possível o armazenamento não linear da
informação, através de uma integração de textos, gráficos, imagens e som,
ligados por associação, aproximando o computador dos processos cognitivos humanos.. No entanto, com o
passar do tempo, percebeu-se a possibilidade de utilizar esses instrumentos
para sistematizar os processos e a organização educacional e uma reestruturação
do papel do profesor. Os software passaram a ser e ter um papel significativo
no apoio a grade curricular das escolas.
PLANEJAMENTO
Como o principal motivo para se trabalhar um projeto de pesquisa é
despertar o interesse dos alunos para que possam descobrir sobre os mais
variados temas, assim o projeto será realizado com alunos do 6° ano
do ensino fundamental, na Escola Municipal Matilde Altenhofem, nos períodos
matutino e vespertino, tendo como tempo previsto para realizar o projeto um
bimestre de aula. Primeiramente se fará uma breve discussão com o grupo sobre o
tema “ Características regionais
Brasileira”. Os alunos deverão
expor através do dialogo oque sabem, oque conhecem e o que gostariam de saber
sobre a geografia brasileira( relevo, clima, solo, localização geografica e
curiosidades), despertar nos alunos a curiosidade sobre o tema, isso fará com
que desenvolvam uma boa pesquisa.
·
A sala será dividida em
quatro grupos, cada grupo pesquisará um subtema dentro da proposta de aula para
a execução do projeto serão usadas busca da internet e livros para a pesquisa.
Além disso, software de apresentação, de edição de texto, planilhas eletrônicas, além de sites de
pesquisa que deverão ser usado para facilitar a organização e a exposição da
pesquisa, que será feita após a conclusão do projeto.
·
O primeiro grupo irá
pesquisar o relevo, fará uma subdivisão por região e destacarão as
características do relevo de cada uma delas, farão pesquisa com apoio da
internet e para registo da pesquisa usarão um software edição de texto para
armazenar a pesquisa e um software de apresentação para expor aos demais os
resultados obtidos.
·
O segundo grupo ficará
responsável pela pesquisa do clima, além de pesquisar com o auxilio da
internet, quais são o tipos de clima subdivididos por regiões, quais os
fenômenos mais frequentes em cada região e qual é a influencia das estações nas
mudanças climáticas. Para armazenar as informações o grupo deverá usar o editor
de texto, já em relação as informações referentes as estações para cada região
o grupo fará uso do software de planilhas eletrônicas, nesse farão uso da
ferramenta de tabelas para melhor entendimento e comparação de dados entre
regiões, além disso durante a exposição que deverá ser organizada através do
software de apresentação. Para esse grupo será usado um software interativo o Weather Lord Deluxe, nele os alunos passaram a entender de forma lúdica qual a influencia do
clima para o cultivo em geral.
·
O terceiro grupo fará a
pesquisa sobre o solo brasileiro, nesse item podemos destacar algumas
características do solo: tipo de solo, a influencia do clima no solo e as
modificações decorrentes da presença da homem. Todas as informações vão ser
arquivadas com auxilio do editor de texto, nesse quesito serão salvas imagens
que auxilia melhor o entendimento dos demais durante a exposição ao grande
grupo. A exposição deverá ser organizada com auxilio também do software de
apresentação.
·
O quarto e ultimo grupo
será responsável pelas informações de localização regional brasileira, o grupo além
do uso de softwares de edição de texto e apresentação usados pelos demais
grupos terão o auxilio do google maps, esse por sua vez dará informações
especificas de cada região, extensão territorial, estados que fazem parte de
cada região, localização dentro do pais, quantidade de estados pertencentes,
nomenclatura. A organização dos dados pode ser realizada com fotografias e
pequenos textos.
Assim como sugerido a todos os grupos a execução
dos resultados para a exposição da pesquisa deverá ser feita através de slides,
para isso use a ferramenta de apresentação, importe todos os textos, fotos e
imagens além disso poderão adicionar efeitos de animação e transição de slides,
use e escolha as opções que mais lhe agradar e que deixe a exposição de seu
trabalho mais bonita e criativa.
Salve e teste sua apresentação antecipadamente.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será contínua através de observações feitas a partir do
desenvolvimento de cada aluno, trabalhos individuais e coletivos, participação
ativa dos mesmos em todas as atividades propostas e registro em ficha
específica.
CONCLUSAO
Assim o Laboratório de Informática da Escola Municipal Matilde
Altenhofem tem ênfase na forma Educativa
é um ambiente onde os professores e alunos buscam fomentar uma aprendizagem
autônoma e significativa bem como: Promover o desenvolvimento e o uso
pedagógico das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para
alavancar um processo de inovação no ambiente escolar, propiciando aos
educandos uma educação voltada para o progresso científico e tecnológico. Os Software
educativos que conhecemos na atualidade são um meio e/ou um instrumento de
colaboração no desenvolvimento da aprendizagem e funciona como mediador
pedagógico. No entanto, antes de qualquer outro comentário, um alerta deve ser
feito: este recurso informatizado por
si só não garante a inovação, mas depende de um projeto bem arquitetado,
alimentado pelos professores e alunos que são usuários.
Assim ao fim do projeto os alunos
do 6° ano do ensino fundamental terão informações suficientes para a aquisição
do conhecimento na disciplina de geografia, no que condiz ao assunto trabalhado
“ Características regionais Brasileira”, o aprendizado terá sucesso com o
auxilio das diversas ferramentas usadas durante o processo de pesquisa além da construção e socialização do
conhecimento. O papel das tecnologias se restringe apenas ao de ferramenta, ou seja,
ao homem (ao professor e aos alunos), somente, é possível desempenhar o papel
de agente transformador da realidade e qualquer ferramenta serve apenas como
auxílio, não como pretenso substituto das atividades do professor. Mas, para
isto, é necessário que se criem condições para que o ser humano possa unir a
sua fantasia/criatividade com a sua capacidade de realização.
A
reflexão sobre a estrutura da base de informação deve visar o desenvolvimento
de documentos que potenciem as vantagens destes sistemas, para que funcionem
como "ferramentas cognitivas de aprendizagem". Pressupostos
pedagógicos importantes devem ser procurados nas teorias psicopedagógicas, como
as teorias de representação e teorias de construção do conhecimento, quer este
aconteça por processos de auto-aprendizagem, quer por processos que conduzam à
aprendizagem.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
BORGES. Luciana Correa Lima Faria. FARIA. Elmo Batista /Especialização em
Informática na Educação/ Modalidade a Distancia / SOFTWARES EDCACIONAIS/ Cuiabá / 2014
Nunes. Eunice pereira dos Santos. Ribas. Joao Paulo Ignácio F. Faria.
Elmo Batista /Especialização em Informática na Educação/ Modalidade a Distancia
/ FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS APLICADAS A
EDUCAÇÃO/ Cuiabá / 2014.
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