COMPUTADOR COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM!

CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

POLO DE SORRISO — 21 DE FEVEREIRO DE 2018
Universidade Aberta do Brasil
Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto de Computação
Curso de Especialização em Informática na Educação - 3º Edição





MODULO: SOFTWARES EDUCACIONAIS





Tutor: RONNY HUDSON FARIA DE ALMEIDA
Professor: ELMO BATISTA DE FARIA
LUCIANA CORREA LIMA FARIAS  BORGES
Cursista: SIMONNI CRISTINA SERRAGLIO



UNIÃO DO SUL - MT
2018






3.   Na atividade 4,  monte um plano de aula seguindo o modelo de sua escola e inclua os softwares que achar mais interessante. Os alunos devem utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem, o plano deve compreender o uso de pelo menos 4 tipos de ferramentas deste grupo.


PROJETO “CARACTERÍSTICAS REGIONAIS BRASILEIRA”,

INTRODUÇÃO
O século XXI comporta muitas transformações sociais, dentre elas, destaca-se o computador como ferramenta tecnológica capaz de receber, armazenar e processar dados, de modo organizado e previamente programado para depois devolvê-los como resposta para uma tarefa específica. Apontado por admiradores e críticos como um dos principais objetos de facilitação, modernização e comunicação, os computadores estão entre os responsáveis por colocar a tecnologia em um lugar de destaque no meio acadêmico, doméstico, laboral e também escolar. Porém alguns pontos devem ser lavados em consideração ao elaborar e implantar um projeto de informática na escola. O software é gratuito e está empregado em muitas escolas de nível fundamental e médio como auxílio ao processo de ensino e aprendizagem.
Assim o planejamento é quem dará suporte eficaz à utilização desta metodologia de ensino. A ideia de se trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que as ações e interações do aluno com o objeto de pesquisa, podem levá-lo a experimentar e, consequentemente, aprender. Dessa forma, o projeto pretende, a partir da metodologia de pesquisa, que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa. O projeto de pesquisa está dividido em algumas aulas. o tempo disponível será para o projeto em seu planejamento.
O projeto “ Características regionais Brasileira”,  será realizado com alunos do 6º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Matilde Altenhofem, nos períodos matutino e vespertino, tendo como tempo previsto para realizar o projeto um bimestre de aula. A sala será dividida em quatro grupos. Para a execução do projeto serão usados sites de busca da internet para a pesquisa. Além disso, software de apresentação, planilhas eletrônicas software de edição de texto, todos  deverão ser usado para facilitar a organização e a exposição da pesquisa, que será feita após a conclusão do projeto.
Assim a Informática Educativa pode ser vista como um domínio da ciência que em seu próprio conceito traz embutida a ideia de interdisciplinaridade e de intercâmbio crítico entre saberes e ideias desenvolvidas por diferentes teóricos. Por ser uma concepção que ainda está em fase de desenvolver seus argumentos, quanto mais nos valermos de teorias fundamentadas em visões do homem e de mundos coerentes, melhor será para observarmos e analisarmos diferentes fatos, eventos e fenômenos, com o objetivo de estabelecer relações entre eles.

OBJETIVO GERAL
  • Levar o conhecimento da geografia Brasileira como base do ensino e aprendizagem para os alunos, proporcionando às crianças o acesso aos meios lúdicos e tecnológicos de aprendizagem usando alguns softwares de trabalho e/ou pesquisa como apoio.

OBJETIVO ESPECIFICOS
  • Possibilitar o acesso dos alunos às novas tecnologias da informação como forma de inclusão social; 
·         Usar atividades diversas que poderão ser feitas pelas turmas.
·         Dispor de equipamentos lúdicos necessários para viabilizar a prática pedagógica.
  • Pesquisar com auxilio da internet a geografia nacional.
  • Socializar com apresentações o aprendizado obtido.



SOFTWARES NECESSÁRIOS
·         Softwares de Apresentação - Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar: imagenssonstextos e vídeos que podem ser animados de diferentes maneiras.
·         Softwares de edição de texto – Microsoft Wordsoftware utilizado para edição e produção de textos produzido pela Microsoft. Faz parte do conjunto de aplicativos e atualmente utilizado como extensão padrão dos arquivos de texto.
·          Softwares de planilha eletronica – Microsoft Office Excel é um editor de planilhas Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que, juntamente com marketing agressivo, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador até hoje.
·         Google maps – um site para permitir que seus visitantes encontrem mais facilmente sua localização, bem como inúmeras características do país, estado ou município pesquisado.
·         Sun times- Sun Times é um programa completo e útil que trata de um assunto que chama a atenção de muita gente: Geografia, O programa ainda fornece várias informações relevantes sobre cada país do mundo, como, por exemplo, uma pesquisa de regiões, visualizando o país, continente a que pertence, população (com valores recentes obtidos em 2007), área em km², densidade demografia etc. Em toda a região do mapa, você pode selecionar com o mouse uma região específica para descobrir os valores de latitude e longitude.
·         Weather Lord Deluxe -  Weather Lord Deluxe é um game no estilo gerenciado de tempo no qual você deve assumir o papel de mãe natureza e controlar o clima de um lugar paradisíaco. O objetivo é plantar vários tipos de alimentos diferentes e adequar a quantidade de sol e de chuva que cada um desses terrenos produtivos vai receber. Ao todo, são 40 fases nas quais os tipos de sementes plantadas vão variando, fazendo com que as condições climáticas também tenham que ser personalizadas. Faça cair tempestades torrenciais, construa usinas de energia solar para poder cuidar dos terrenos cultivados.
  • ·         Internet que  ajudará na pesquisa e na conclusão do projeto.  



DESENVOLVIMENTO
A tecnologia, apoiada por uma programação, próxima do paradigma da programação por objetos, abre neste caso horizontes para o enriquecimento dos ambientes de aprendizagem, na medida em que torna possível o armazenamento não linear da informação, através de uma integração de textos, gráficos, imagens e som, ligados por associação, aproximando o computador dos processos cognitivos humanos.. No entanto, com o passar do tempo, percebeu-se a possibilidade de utilizar esses instrumentos para sistematizar os processos e a organização educacional e uma reestruturação do papel do profesor. Os software passaram a ser e ter um papel significativo no apoio a grade curricular das escolas.

 PLANEJAMENTO
Como o principal motivo para se trabalhar um projeto de pesquisa é despertar o interesse dos alunos para que possam descobrir sobre os mais variados temas, assim o projeto será realizado com alunos do 6° ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Matilde Altenhofem, nos períodos matutino e vespertino, tendo como tempo previsto para realizar o projeto um bimestre de aula. Primeiramente se fará uma breve discussão com o grupo sobre o tema “ Características regionais Brasileira”. Os alunos deverão expor através do dialogo oque sabem, oque conhecem e o que gostariam de saber sobre a geografia brasileira( relevo, clima, solo, localização geografica e curiosidades), despertar nos alunos a curiosidade sobre o tema, isso fará com que desenvolvam uma boa pesquisa.
·         A sala será dividida em quatro grupos, cada grupo pesquisará um subtema dentro da proposta de aula para a execução do projeto serão usadas busca da internet e livros para a pesquisa. Além disso, software de apresentação, de edição de texto,  planilhas eletrônicas, além de sites de pesquisa que deverão ser usado para facilitar a organização e a exposição da pesquisa, que será feita após a conclusão do projeto.
·         O primeiro grupo irá pesquisar o relevo, fará uma subdivisão por região e destacarão as características do relevo de cada uma delas, farão pesquisa com apoio da internet e para registo da pesquisa usarão um software edição de texto para armazenar a pesquisa e um software de apresentação para expor aos demais os resultados obtidos.
·         O segundo grupo  ficará  responsável pela pesquisa do clima, além de pesquisar com o auxilio da internet, quais são o tipos de clima subdivididos por regiões, quais os fenômenos mais frequentes em cada região e qual é a influencia das estações nas mudanças climáticas. Para armazenar as informações o grupo deverá usar o editor de texto, já em relação as informações referentes as estações para cada região o grupo fará uso do software de planilhas eletrônicas, nesse farão uso da ferramenta de tabelas para melhor entendimento e comparação de dados entre regiões, além disso durante a exposição que deverá ser organizada através do software de apresentação. Para esse grupo será usado um software interativo o Weather Lord Deluxe, nele os alunos passaram a entender de forma lúdica qual a influencia do clima para o cultivo em geral.  
·         O terceiro grupo fará a pesquisa sobre o solo brasileiro, nesse item podemos destacar algumas características do solo: tipo de solo, a influencia do clima no solo e as modificações decorrentes da presença da homem. Todas as informações vão ser arquivadas com auxilio do editor de texto, nesse quesito serão salvas imagens que auxilia melhor o entendimento dos demais durante a exposição ao grande grupo. A exposição deverá ser organizada com auxilio também do software de apresentação.
·         O quarto e ultimo grupo será responsável pelas informações de localização regional brasileira, o grupo além do uso de softwares de edição de texto e apresentação usados pelos demais grupos terão o auxilio do google maps, esse por sua vez dará informações especificas de cada região, extensão territorial, estados que fazem parte de cada região, localização dentro do pais, quantidade de estados pertencentes, nomenclatura. A organização dos dados pode ser realizada com fotografias e pequenos textos.
Assim como sugerido a todos os grupos a execução dos resultados para a exposição da pesquisa deverá ser feita através de slides, para isso use a ferramenta de apresentação, importe todos os textos, fotos e imagens além disso poderão adicionar efeitos de animação e transição de slides, use e escolha as opções que mais lhe agradar e que deixe a exposição de seu trabalho mais bonita e criativa.
Salve e teste sua apresentação antecipadamente.

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua através de observações feitas a partir do desenvolvimento de cada aluno, trabalhos individuais e coletivos, participação ativa dos mesmos em todas as atividades propostas e registro em ficha específica.


 CONCLUSAO
Assim o Laboratório de Informática da Escola Municipal Matilde Altenhofem  tem ênfase na forma Educativa é um ambiente onde os professores e alunos buscam fomentar uma aprendizagem autônoma e significativa bem como: Promover o desenvolvimento e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para alavancar um processo de inovação no ambiente escolar, propiciando aos educandos uma educação voltada para o progresso científico e tecnológico. Os Software educativos que conhecemos na atualidade são um meio e/ou um instrumento de colaboração no desenvolvimento da aprendizagem e funciona como mediador pedagógico. No entanto, antes de qualquer outro comentário, um alerta deve ser feito: este recurso informatizado por si só não garante a inovação, mas depende de um projeto bem arquitetado, alimentado pelos professores e alunos que são usuários.
Assim ao fim do projeto os alunos do 6° ano do ensino fundamental terão informações suficientes para a aquisição do conhecimento na disciplina de geografia, no que condiz ao assunto trabalhado “ Características regionais Brasileira”, o aprendizado terá sucesso com o auxilio das diversas ferramentas usadas durante o processo de pesquisa além da construção e socialização do conhecimento. O papel das tecnologias se restringe apenas ao de ferramenta, ou seja, ao homem (ao professor e aos alunos), somente, é possível desempenhar o papel de agente transformador da realidade e qualquer ferramenta serve apenas como auxílio, não como pretenso substituto das atividades do professor. Mas, para isto, é necessário que se criem condições para que o ser humano possa unir a sua fantasia/criatividade com a sua capacidade de realização.
A reflexão sobre a estrutura da base de informação deve visar o desenvolvimento de documentos que potenciem as vantagens destes sistemas, para que funcionem como "ferramentas cognitivas de aprendizagem". Pressupostos pedagógicos importantes devem ser procurados nas teorias psicopedagógicas, como as teorias de representação e teorias de construção do conhecimento, quer este aconteça por processos de auto-aprendizagem, quer por processos que conduzam à aprendizagem.




REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
BORGES. Luciana Correa Lima Faria. FARIA. Elmo Batista /Especialização em Informática na Educação/ Modalidade a Distancia / SOFTWARES EDCACIONAIS/ Cuiabá / 2014
Nunes. Eunice pereira dos Santos. Ribas. Joao Paulo Ignácio F. Faria. Elmo Batista /Especialização em Informática na Educação/ Modalidade a Distancia / FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS APLICADAS A EDUCAÇÃO/ Cuiabá / 2014.



 











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