PLANO DE AULA LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
LICENCIATRA EM PEDAGOGIA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
POLO DE TERRA NOVA DO NORTE - MT
PLANO DE AULA
União do Sul – MT.
2008.
SIMONNI CRISTINA SERRAGLIO
Plano de aula- Musica x movimento corporal
Orientadora Acadêmica: Claudia Regina Armani
União do Sul – MT,
2008.

Plano de aula – musica x movimento corporal

Introdução

Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,

“ A musica esta presente em todo as culturas, nas mais diversas situações, faz parte da educação desde há muito tempo chegou a ser considerada fundamental para a formação de cidadões, junto a outras disciplinas. Pág,45, 1998”
A musica é a linguagem que traduz em formas sonoras capaz de expressar a comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo com o som e o silêncio.


Objetivos

· Estimular a expressão corporal, os sentimentos e os pensamentos.

· Desenvolver a atenção, o raciocínio rápido, com os elementos da musica para se expressar.

· Constatar a importância da diversão no processo de socialização.


Justificativa

Quando se trata de entrar na escola infantil, fala-se de momentos delicados e marcantes na vida do aluno que se inicia, pois envolve sentimentos e expectativas de pessoas que esperam algo melhor para seu futuro. De uma só vez, a criança tem que aprender a conviver com um ambiente diferente do que ela estava acostumada a conviver, apropriando-se de uma realidade nova, com influencia, idéias, amizades e oportunidades com as quais nunca havia se deparado antes.
A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos ,assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical. É uma das formas importantes da expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, na educação infantil. Sendo assim consideramos importante trabalhar a linguagem verbal e não verbal através da musica e do movimento, porque através dos movimentos as crianças irão despertar a sensibilidade e estimular a imaginação, atenção .

Metodologia

A atividade a ser desenvolvida será na disciplina de artes utilizando a linguagem verbal e não verbal. Para esse tema vamos trabalhar com a musica “ __nome da musica___________________ “ , a mesma foi escolhida para melhor atingir o objetivo e a idade em questão, o desenvolver da atividade ocorrerá na sala de aula com ajuda de um corderador, pois enquanto a musica toca, o mesmo faz as intervenções necessárias. O professor entrando em sala fará um dialogo com os alunos explicando como se realiza a brincadeira musical, dita as regras e todo o procedimento da atividade, o professor dirá a cada aluno a que bicho está representando, fazendo um pequeno ensaio corporal mostrando a eles os movimentos feitos pelos bichos que eles representam , pois alguns dos alunos podem ainda não conhecem todos os movimentos, logo depois de afastar as carteiras para deixar o espaço livre, peça a todos os alunos que se deitem no chão. Diga a eles que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela.Todos os bichos estão dormindo, aos poucos vão acordando. Conforme a musica vai tocando o coordenador dita o bicho que deverá se levantar e com que movimento. Assim o aluno que representa tal animal deve se levantar com os movimentos ditados, mas é somente aqueles que o representam assim segue a brincadeira. Primeiro, todas as aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão... Depois acordarão os bichos preguiça, arrastando-se pelas arvores com a lateral do corpo, logo as cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga...Macacos, que com um movimento de abrir e fechar seus braços percorrerão a floresta... Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão...Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos...Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas. Ao final da musica todos os animais saem para a grande festa na floresta, o professor consegue perceber e avaliar cada aluno dentro de uma simples brincadeira com musica e movimento.

Recursos

Foram usados recursos humanos, professora, alunos e coordenadora e recursos matérias como o aparelho de som, o CD e a sala de aula.

Avaliação

A avaliação na área musical deve ser continua, levando em consideração os processos de seqüência feitos pela criança, isso será resultado do trabalho intencional feito pelo professor. Deverá constituir em sua própria organização instrumentos, objetos que favoreçam seus objetivos, conteúdos, procedimentos para assim conseguir acompanhar e conhecer cada criança e o grupo testando seu equilíbrio, concentração e coordenação.
Por isso, além de participar da brincadeira o professor deverá estar atento aos movimentos feitos pelos alunos analisando e observando sua agilidade, gestualidade, a interação de uns com os outros dentro de cada movimento seja ele individual ou coletivo. Assim, o professor tem na observação o melhor instrumento para avaliar a aprendizagem dos pequenos: eles participaram da atividade? Em qual momento se envolveram mais? O que foi mais desafiador para cada criança? E para o grupo? Essas e outras perguntas ajudam inclusive o professor a planejar as próximas atividades, mantendo ou modificando suas propostas dentro do campo de experiências.
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Autores

Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil- 1998
CONSULTORIA Silvana Augusto, selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

Linguagens na Educação Infantil II, Pensamento e Linguagem, fascículo 2.

PARA RECORTAR NO DIA DA APRESENTAÇÃO
GRUPO DAS ARRANHAS
LEVANTARÃO COM O APOIO DOS PÉS A DAS MÃOS NO CHÃO

GRUPO DOS BICHOS PREGUIÇA
LEVANTARÃO ARRASTANDO-SE PELAS ARVORES COM A LATERAL DO CORPO

GRUPO DAS COBRAS
LEVANTARÃO ARRASTANDO-SE COM O APOIO DA BARRIGA NO CHÃO

GRUPO DOS MACACOS
LEVANTARÃO COM UM MOVIMENTO DE ABRIR E FECHAR OS BRAÇOS PERCORRERAÕ A FLORESTA

GRUPO DOS COELHOS
LEVANTARÃO COM PULOS PEQUENOS E LEVES

GRUPO DOS CANGURUS
LEVANTARÃO COM PULOS LARGOS E GRANDES

GRUPO DOS LEÕES, TIGRES, LEOPARDOS.
LEVANTARÃO COM QUATRO PATAS NO CHÃO

GRUPO DOS PASSARINHOS
LEVANTARÃO BATENDO AS ASAS BEM PEQUENINHAS

GRUPO DAS AGUIAS.
LEVANTARÃO BATENDO AS ASAS ENORMES E BEM ABERTAS.

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